Então, quem sou eu?

Prazer, sou Carlos Henrique Barbosa Rozeira, mas muitos me chamam de Rico (ou Henrique), uma pessoa de sorriso fácil, que sabe ouvir e dar atenção a quem precisa.

Nasci em Araruama/RJ, mas vivo desde a infância na cidade de Itaperuna/RJ. Ao contrário de muita gente, não tenho uma história triste para contar baseada em uma superação. No entanto, meus objetivos de vida foram o alvo para encarar os desafios e me tornar o que sou hoje. Tive a sorte de nascer numa família que, apesar de ser “muito maluquinha”, sempre houve educação e respeito. Sou de uma época que a mãe disciplinava com gritos e chineladas e o pai "fuzilava"só com o olhar. Mas fui um ótimo filho e um excelente irmão. Educado e "ajuizado", não que eu seja perfeito, mas creio que estou dentro das normais sociais (risos)!

Sobre a educação formal, foi muito boa, estudei os primeiros anos em escolas particulares e lá pela 5ª série (hoje 6º ano) iniciei minha jornada no ensino público.

Desde meus 12 anos ajudava meu pai nos afazeres de sua lanchonete. Eu limpava, ajudava na confecção dos salgados e depois de um tempo também auxiliava nas vendas.

Sempre fui uma pessoa bem relacionada, com muitos amigos. Nem me recordo se tive inimigos! Sempre gostei de ouvir, guardar segredos e ajudar os outros. 

Quanto aos talentos, parece que sou privilegiado: gosto de cantar, cozinhar, desenhar, escrever, criar artes digitais ... já fui ator, líder de turma, líder de grupos, líder na igreja ...

Aos meus 15 anos me entusiasmei pela informática e segui esse caminho por um bom tempo. Sempre fui apaixonado por artes gráficas e ensinar às pessoas a usarem o computador. Acabei por fazer minha primeira faculdade: Sistemas de Informação. No meio de tudo isso, lecionei para muita gente, tanto em modo particular, quanto em cursos especializados, escolas e universidades.

Desde de 1997 venho trabalhando na Prefeitura de Itaperuna, iniciei as atividades sendo contratado para um projeto social, depois passei a atuar junto à gestão por muito tempo. Quando saiu um concurso público, fiz, fui classificado e convocado, desta forma estou servidor público municipal até a presente data. Hoje atuo auxiliando a secretaria administrativa de uma escola, estando junto de pessoas maravilhosas e comprometidas com a educação e o bem estar dos alunos e suas famílias.

Por intermédio de uma tia que era psicóloga e vivendo no meio de muitos profissionais que se preocupavam com o ser humano, descobri que gostava mais de gente do que de computador. Então, resolvi fazer a faculdade de psicologia. Estudar com uma idade mais avançada foi desafiador, ainda mais para alguém que não “faz as coisas de qualquer jeito”.

Como eu já havia um curso superior concluído, consegui fazer algumas especializações no ramo da psicologia, paralelamente à faculdade. Venho lembrar que antes da psicologia já havia feito algumas pós graduações em áreas educacionais, em gestão pública e administrativas. Hoje sou especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e em Psicodiagnóstico & Avaliação Psicológica. Estou a concluir Neuropsicopedagogia e Psicologia Jurídica.

Amo o que faço, me dedico muito a fazer as pessoas serem melhores do que são.

Tenho uma vida muito boa, ao lado de pessoas que me apoiam, principalmente ao lado do amor da minha vida.  É fácil retribuir tanto afeto.

Se na vida eu errei, foi tentando acertar.  E parece que tem dado certo.

Este é apenas uma parte da minha história, para saber academicamente meu percurso, veja meu Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1200096480970891 

Grande abraço a todos.

Rico


MINI CURRÍCULO:

Especializações / Pós-Graduações: